Cromoterapia
“…A todo instante estamos em contato com as cores, elas fazem parte da vida e, sem elas, o mundo seria diferente…”
A cromoterapia é uma ciência que faz uso de cores para alcançar o equilíbrio físico energético em áreas do corpo, onde o resultado esperado é a cura de disfunções orgânicas e emocionais.
Também é entendida como um sistema desenvolvido para curar enfermidades e desordens do corpo mental, emocional e físico, a cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo, e violeta, as quais cada cor possui uma interação e em uma parte específica no metabolismo.
A cromoterapia fundamenta-se em três ciências:
Medicina: entendida como a arte de curar;
Física: como a ciência que estuda as transformações da energia, a natureza da luz, os elementos do espectro eletromagnético, o comprimento de onda, frequência e velocidade da luz;
Bioenergética: como a ciência demonstra, há existência de um corpo bioenergético, analisando a energia vital.
A utilização das cores para fins de cura é um processo não agressivo sobre o organismo, não é maléfica, não causa efeitos colaterais e não atua como agente de pressão sobre o corpo.
As energias das cores produzem efeitos porque certas frequências de cores ressoam fortemente com determinados chakras. Através de um intercâmbio ressoante de energia as frequências das cores energizam e reequilibram os chakras que eventualmente estejam bloqueados ou apresentando alguma anormalidade por causa de um processo de enfermidade.
Cada cor reage e atrai para o corpo uma corrente especial de energia vital, extraída do ambiente. Segundo Amber, 1992, as cores apresentam propriedades físicas e fisiológicas, propriedades físico químicas e propriedades psicológicas. A vibração de uma cor é percebida não apenas pela visão. Ela tem um impacto sobre todos os sistemas e órgãos físicos do corpo que reagem a essas frequências. Cada cor produz um efeito no ser humano, interferindo no físico e, dependendo do espectro,
influenciando na mente e na emoção.
A 49ª Técnica Vibratória, por exemplo, equipara as vibrações de cada uma das cores com as necessidades dos órgãos do corpo ou com as emoções, permitindo que elas voltem a apresentar uma vibração satisfatória, desobstruindo e desbloqueando energia.
“As cores possuem significados próprios de acordo com cada indivíduo, grupo, país e cultura, fazendo com que sejam relacionadas a sentimentos, comportamentos, ações, experiências, ambientes ou acontecimentos específicos de seu passado. Em decorrência disto, o cuidado através das cores é um processo individualizado, observando a necessidade de cada pessoa e as diferentes formas de reação às cores.